Exercício na gravidez

Estar grávida não pode, nem deve ser sinonimo de estar inativa!

O exercício físico é benéfico em todas as etapas da nossa vida e a gravidez não é exceção.

Os benefícios alcançados com a prática de exercício físico estendem-se ao longo da gravidez, parto e pós parto.

Ioga na gravidez

A gravidez é um estado mágico, especial, e deve vivenciado pela mulher de uma forma sentida e com total entrega.O ioga surge em qualquer fase da gravidez para se tornar o seu amigo invisível.

No primeiro trimestre há que aprender a respirar. A respiração da mãe é o oxigénio do bebé!

No segundo trimestre o ioga cuidará dela, fortalecendo, tonificando, criando espaço, proporcionando-lhe uma tomada de consciência do corpo e da mente 

No terceiro trimestre, é preciso aprender a deixar ir, … preparar-se para o parto. O trabalho realizado ajudá-la-á à concentração e a aceder à sua força interior, a acalmar através da respiração profunda, a relaxar os músculos do pavimento pélvico, a ganhar confiança na capacidade de dar à luz com recurso a uma respiração eficaz.

Pilates clínico na gravidez

Manter-se em forma antes, durante e depois da gravidez, garantindo a saúde do bebé e se possível facilitando o momento do parto, é o desejo de toda a mulher. Também as rápidas mudanças corporais trazem frequentemente desconfortos, dores e más posturas que as futuras mães procuram eliminar. Atingir estes objectivos torna-se mais fácil através da prática de Pilates.Os seus exercícios melhoram a flexibilidade, consciência corporal, respiração, equilibrio e força, promovendo harmonia, concentração e coordenação motora. A prática de Pilates é benéfica na gravidez pois…

  • aumenta a força abdominal necessária para sustentar o peso do útero em crescimento, auxiliar a coluna e facilitar o parto;
  • promove o relaxamento, com melhoria do sono e aumento de energia;
  • melhora a circulação sanguínea da mãe e do bebé, evitando varizes e diminuindo câimbras;
  • melhora a postura e reduz dores nas costas;
  • trás maior consciência corporal e do pavimento pélvico, aumentando a capacidade de relaxamento e facilitando o parto;
  • as técnicas de respiração facilitam a preparação para o parto;
  • a realização de movimentos fluídos, com estabilidade das articulações, encoraja a força funcional.

Durante as sessões, os exercícios e movimentos originais de Pilates são adaptados à condição da grávida e ao trimestre da gestação em que se encontra. Além de lentos e com poucas repetições, os exercícios são coordenados pela respiração, o que permite respeitar o ritmo e os limites de cada grávida.