Testemunhos

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo..."

A afirmação pode não ser original, mas é, sem sombra de dúvida, a que melhor condensa o sentimento que qualquer mãe (futura, presente ou para sempre) nutre face à expectativa de gerar, dar à luz, acarinhar e educar um filho. Ver um sonho ganhar forma… Senti-lo crescer a pouco e pouco e reclamar o seu espaço no mundo real. Criar um Ser a partir de nós mesmas e vê-lo tornar-se um pedacinho do que somos, mas perfeito, sem mácula. É ter dentro de nós o maior e o mais pequeno sonho do mundo e ansiar pela sua materialização num choro. O mais belo choro que alguém pode e quer ouvir. Neste arbítrio que é ser mãe, muito há por saber, muitas são as dúvidas e incontáveis os receios. Tremenda a ansiedade e avassalador o medo de falhar. Eis a importância de contar com alguém que nos ensine, nos esclareça. Alguém que vá para além disso. Alguém que nos ajude a desvalorizar os receios, a serenar a ansiedade. Alguém que nos leve a perceber que o medo de falhar não é exclusivo de quem o sente, mas antes algo partilhado por todos quantos têm nas suas mãos o destino de outrem…o sonho que entretanto respira e sorri. Alguém que esteja sempre lá.

(Também) assim é ser mãe…

Muito obrigada à Bem Nascer por ter tornado este sonho naquilo que todos os sonhos devem ser: uma magnífica e deslumbrante realidade.

À enfermeira Violante o meu muito obrigado por ter sido um pouco de tudo que nos faz falta nesta etapa: Conselheira, confidente…amiga.

“Tenho deitado num pequeno berço o maior sonho do mundo…

 

Ricardo Matias